Intervenção

Programas de enriquecimento

Desde cedo a ANEIS iniciou um programa de enriquecimento para os alunos sinalizados como tendo características de Sobredotação. Este programa, designado de Programa de Enriquecimento nos Domínios da Aptidão, Interesse e Socialização (PEDAIS), converge para três tipos de objetivos: estimulação cognitiva e informativa em áreas diversas (botânica, tecnologias, astronomia… ), desenvolvimento de competências de relacionamento interpessoal, e capacitação na área das expressões (pintura, música, teatro, …). Trata-se de um programa presencial, dirigido e implementado em parceria por psicólogos e professores, tendo a colaboração de vários monitores, normalmente estudantes de licenciaturas nas áreas da psicologia e educação.

A implementação destes programas de enriquecimento tem sido uma ocasião excelente para se atingirem vários objetivos:

  1.  formação dos técnicos da ANEIS nesta área, assim como na construção, implementação e avaliação de programas de enriquecimento dirigidos a estes alunos;
  2. resposta a necessidades específicas das crianças e adolescentes sinalizados (áreas de interesses de pesquisa e vocacionais);
  3. resposta a algumas solicitações dos pais e professores ao nível da estimulação em áreas específicas, desenvolvimento interpessoal e expressões de índole diversa;
  4. organização de um programa de pais;
  5. intercâmbio com instituições e profissionais diversos.

No final de cada ano realiza-se o campo de férias, denominado “Estímulo ao Talento e a Cooperação (etc.)” que engloba um programa de atividades diversas, integradas em quatro domínios principais:

  • Ciência & Tecnologia;
  • Ambiente & Saúde;
  • Desporto & Lazer e Expressões Artísticas.

Pretende-se com esta iniciativa dar continuidade aos objetivos propostos pela ANEIS na linha dos programas de enriquecimento que desenvolve, bem como proporcionar o intercâmbio de crianças/jovens de meios e culturas diversos.

 

Atividades de investigação

A ANEIS, preocupada com a falta de estudos em Portugal na área da Sobredotação, realizou investigações, a par do apoio prestado em termos de bibliografia e de metodologia a alunos de licenciatura e de mestrado tendo a seu cargo a realização de trabalhos nesta área no âmbito dos seus planos de estudo ou ao nível de teses.

A ANEIS realiza sobre sua própria responsabilidade alguns estudos:

  1. Construção e validação de fichas diversas a usar junto dos professores na sinalização de indicadores de Sobredotação nos alunos;
  2. Inventariação de tópicos para anamnese junto dos pais (aquisições desenvolvimentais e sinais de precocidade);
  3. Percepções dos professores relativamente à Sobredotação e aos alunos sobredotados;
  4. Avaliação qualitativa e quantitativa de programas de enriquecimento em curso.

Refira-se que estes estudos são realizados quer pela ANEIS quer em pareceria com instituições de ensino superior com quem a ANEIS mantém protocolos de colaboração.

 

Projetos futuros

luxury jb rolex submariner mens 40mm 116610 silver tone watch effortless to perform and uncomplicated to go through.rolex swiss Καπνικά Υγρά Αναπλήρωσης online has been working in making the best possible elements of the watch..

A ANEIS, tem vindo a consolidar projetos e atividades em reflexões centradas nas metodologias de avaliação e de intervenção junto dos alunos sobredotados, seus responsáveis e instituições educativas. Esta reflexão, no quadro de um modelo de investigação-ação, pretende aumentar e consolidarias as suas competências na área da construção, implementação e avaliação de programas e instrumentos de avaliação e intervenção.

Outra linha de atuação passa pelo acompanhamento dos esforços atuais, no sentido de podermos dispor em Portugal de legislação mais atual quanto as formas de sinalização/identificação e atendimento destes alunos nos vários níveis do sistema educativo.

Uma terceira preocupação passa pela criação de mais delegações da ANEIS, estendendo a atuação atual por outras zonas do país, podendo assim contar-se com um conjunto de atividades e serviços que se apresenta no quadro 1.

Finalmente, a ANEIS edita desde 2000 uma revista científica, semestral nos primeiros anos, e agora anual, divulgando os dados dos seus estudos e de outros académicos e profissionais nacionais e internacionais, sendo já uma referência na publicação dos trabalhos apresentados nos seus Congressos.

 

Apoio socioeducativo

Um dos serviços que se pretende possa ser sistematizado e com maior frequência, pois reveste-se de grande sucesso junto destas crianças/jovens é o apoio educativo que realizamos junto dos professores e das escolas onde estão matriculados. Da aplicação da legislação em vigor para estes alunos à elaboração de planos de desenvolvimento e agora de acompanhamento, este é um serviço que temos prestado de forma contínua, frequente, e com resultados extremamente positivos, fazendo prever o quão importante se torna esta proximidade entre a associação e as escolas, que não atinge o que nos propomos por falta de recursos técnicos adstritos de uma forma fixa e a tempo total.

 

quadro1

Quadro 1 - serviços e atividades desenvolvidos nas delegações nacionais

As formas de intervenção dependem agora da capacitação da ANEIS e da criação de sustentabilidade das respostas. A intervenção da ANEIS tem cada vez mais sido reconhecida igualmente como de intervenção social, promovendo a intervenção precoce (fundamental neste público), a inclusão e o apoio às famílias, inclusivamente económico-social.

 

Share