Intervenção

Programas de enriquecimento

Desde cedo a ANEIS iniciou um programa de enriquecimento para os alunos sinalizados como tendo características de Sobredotação. Este programa, designado de Programa de Enriquecimento nos Domínios da Aptidão, Interesse e Socialização (PEDAIS), converge para três tipos de objetivos: estimulação cognitiva e informativa em áreas diversas (botânica, tecnologias, astronomia… ), desenvolvimento de competências de relacionamento interpessoal, e capacitação na área das expressões (pintura, música, teatro, …). Trata-se de um programa presencial, dirigido e implementado em parceria por psicólogos e professores, tendo a colaboração de vários monitores, normalmente estudantes de licenciaturas nas áreas da psicologia e educação.

A implementação destes programas de enriquecimento tem sido uma ocasião excelente para se atingirem vários objetivos:

  1.  formação dos técnicos da ANEIS nesta área, assim como na construção, implementação e avaliação de programas de enriquecimento dirigidos a estes alunos;
  2. resposta a necessidades específicas das crianças e adolescentes sinalizados (áreas de interesses de pesquisa e vocacionais);
  3. resposta a algumas solicitações dos pais e professores ao nível da estimulação em áreas específicas, desenvolvimento interpessoal e expressões de índole diversa;
  4. organização de um programa de pais;
  5. intercâmbio com instituições e profissionais diversos.

No final de cada ano realiza-se o campo de férias, denominado “Estímulo ao Talento e a Cooperação (etc.)” que engloba um programa de atividades diversas, integradas em quatro domínios principais:

  • Ciência & Tecnologia;
  • Ambiente & Saúde;
  • Desporto & Lazer e Expressões Artísticas.

Pretende-se com esta iniciativa dar continuidade aos objetivos propostos pela ANEIS na linha dos programas de enriquecimento que desenvolve, bem como proporcionar o intercâmbio de crianças/jovens de meios e culturas diversos.

 

Atividades de investigação

A ANEIS, preocupada com a falta de estudos em Portugal na área da Sobredotação, realizou investigações, a par do apoio prestado em termos de bibliografia e de metodologia a alunos de licenciatura e de mestrado tendo a seu cargo a realização de trabalhos nesta área no âmbito dos seus planos de estudo ou ao nível de teses.

A ANEIS realiza sobre sua própria responsabilidade alguns estudos:

  1. Construção e validação de fichas diversas a usar junto dos professores na sinalização de indicadores de Sobredotação nos alunos;
  2. Inventariação de tópicos para anamnese junto dos pais (aquisições desenvolvimentais e sinais de precocidade);
  3. Percepções dos professores relativamente à Sobredotação e aos alunos sobredotados;
  4. Avaliação qualitativa e quantitativa de programas de enriquecimento em curso.

Refira-se que estes estudos são realizados quer pela ANEIS quer em pareceria com instituições de ensino superior com quem a ANEIS mantém protocolos de colaboração.

 

Projetos futuros

A ANEIS, tem vindo a consolidar projetos e atividades em reflexões centradas nas metodologias de avaliação e de intervenção junto dos alunos sobredotados, seus responsáveis e instituições educativas. Esta reflexão, no quadro de um modelo de investigação-ação, pretende aumentar e consolidarias as suas competências na área da construção, implementação e avaliação de programas e instrumentos de avaliação e intervenção.

Outra linha de atuação passa pelo acompanhamento dos esforços atuais, no sentido de podermos dispor em Portugal de legislação mais atual quanto as formas de sinalização/identificação e atendimento destes alunos nos vários níveis do sistema educativo.

Uma terceira preocupação passa pela criação de mais delegações da ANEIS, estendendo a atuação atual por outras zonas do país, podendo assim contar-se com um conjunto de atividades e serviços que se apresenta no quadro 1.

Finalmente, a ANEIS edita desde 2000 uma revista científica, semestral nos primeiros anos, e agora anual, divulgando os dados dos seus estudos e de outros académicos e profissionais nacionais e internacionais, sendo já uma referência na publicação dos trabalhos apresentados nos seus Congressos.

 

Apoio socioeducativo

Um dos serviços que se pretende possa ser sistematizado e com maior frequência, pois reveste-se de grande sucesso junto destas crianças/jovens é o apoio educativo que realizamos junto dos professores e das escolas onde estão matriculados. Da aplicação da legislação em vigor para estes alunos à elaboração de planos de desenvolvimento e agora de acompanhamento, este é um serviço que temos prestado de forma contínua, frequente, e com resultados extremamente positivos, fazendo prever o quão importante se torna esta proximidade entre a associação e as escolas, que não atinge o que nos propomos por falta de recursos técnicos adstritos de uma forma fixa e a tempo total.

 

quadro1

Quadro 1 - serviços e atividades desenvolvidos nas delegações nacionais

As formas de intervenção dependem agora da capacitação da ANEIS e da criação de sustentabilidade das respostas. A intervenção da ANEIS tem cada vez mais sido reconhecida igualmente como de intervenção social, promovendo a intervenção precoce (fundamental neste público), a inclusão e o apoio às famílias, inclusivamente económico-social.

 

FacebookTwitterGoogle+Partilhar